Eu....e a cozinha!

É um dos meus passatempos preferidos e agora com a minha ajudante Bimby, ficou tudo mais interessante e simplificado!

Gosto de cozinhar, experimentar receitas novas e utilizar novos ingredientes.

Aqui fica uma grande experiência de Natal na minha Bimby, não ficou muito perfeito mas desapareceu num instante.

Torta de Bolo-Rainha Algarvio
Ingredientes: 70g de açúcar, casca de 2 laranjas (só o vidrado), 120g de leite, 70g de manteiga à temperatura ambiente, 1 ovo grande, 40g de fermento fresco (utilizei seco, 11g), 20g de sumo de Laranja, 35g de aguardente de medronho, 445g de farinha de trigo, 1 pitada de sal, 300g de frutos secos (mistura de 120g de figos secos picados, 100g de amêndoas com pele, 50g de nozes, 30g de pinhões), açúcar, leite e mel para finalizar
Pulverize o açúcar e as cascas das laranjas 15 segundos, na velocidade 9. Junte o leite e a manteiga e programe 45 segundos, temperatura 37º, velocidade 2.
Com a Bimby em funcionamento na velocidade 3, deite pelo bucal o ovo ligeiramente batido, o fermento, o sumo de laranja e o medronho e misture durante alguns segundos. Mantenha a Bimby em funcionamento e junte a farinha, pouco a pouco através do bucal e por fim o sal. Aumente a velocidade para a velocidade 9 durante 30 segundos.
Programe 3 minutos, na velocidade Espiga, e verifique se a massa forma uma bola que não agarra às paredes do copo. Se agarrar, polvilhe com um pouco de farinha e volte a amassar na mesma velocidade.
Deixe repousar a massa dentro do copo até levantar o copinho medidor. De seguida programe 15 segundos, na velocidade 9. Programe 1 minuto, na velocidade Espiga e nos últimos segundos deite pelo bucal a mistura dos frutos secos.
Retire a massa para uma superfície enfarinhada e amasse um pouco para retirar o ar. Estenda bem a massa com a ajuda de um rolo ou copo. Rechei com uma boa mistura de frutos secos e uns fios de mel. Enrole e deixe levedar coberto com um pano até dobrar o volume.
Ligue o forno a 180º. Pincele a torta levemente com o leite e decore com frutos secos e açúcar em pulverizado. Leve ao forno por cerca de 20 minutos ou até estar cozido. Sugiro que a meio do tempo coloque uma folha de alumínio sobre o bolo para evitar que se queime (como foi o meu caso).
Deixe arrefecer. Dissolva 3 colheres de sopa de mel numa colher de chá de água e pincele o bolo.