terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Calendário Agrícola

Janeiro: Prosseguir a preparação de canteiros, talhões e leiras, cuja terra deverá ficar muito limpa, fofa e sem torrões. Como neste mês são frequentes as geadas, as plantas devem ser cobertas de noite. com esteiras, giestas, urzes, etc.
Semeia-se fava, ervilha, alface, rabanetes, couve-flor, bróculo, repolho, cebola, cenoura, etc.
Criar em viveiros todas as hortaliças. 

Fevereiro: Cavar, ou lavrar a fundo, os terrenos que estejam livres e em bom estado de enterrar estrumes e adubos fosfatados. Para a sementeira de melões, pimentos e tomateiros, preparar camas quentes.
Semear: abóboras, acelgas, alface, alho-francês, beterraba, cebolas, cenouras, coentros, couve-flor serôdia, couve-de-grelos, espargos, ervilhas, espinafres, favas, feijão, malaguetas, melancia, nabiças, nabos serôdios, pimentos, repolho, salsa, tomate, tronchudas.
Plantar batata.

Março: Continuar os trabalhos iniciados em Fevereiro, nomeadamente os respeitantes a adubações, correcções, lavras e cavas, preparando-se os terrenos para as sementeiras e plantações para o presente mês e seguinte.
De preferência regar pela manhã, caso se verifique falta de água por escassez de chuvas, os talhões onde se efectuaram as sementeiras.
Proceder, se o tempo o permitir, às primeiras sachas das alfaces, alhos e outras culturas em desenvolvimento.
Semear: milho, trigo de primavera, cevada, luzerna e outras forragens, linho, abóboras, alfaces, beterraba, cenouras, ervilhas, espinafres, feijões, melancias, melões, nabiças, rabanetes, salsa, tomates e pepinos.
Plantar ou transplantar: batatas, cebolas, couves e espargos.

Abril: Sachar,  mondar e, se necessário, regar,  de preferência nas primeiras horas da manhã. Defender a horta dos ataques dos insectos e das lesmas com pesticidas apropriados. Semear: abóbora, alface, chicória, couve-galega, espinafre, ervilha, feijão, melancia, melão, nabiças, pepino e rabanete. Plantar ou transplantar: alface, batata, cebola, chicória, couves, pimentos e tomates. 

Maio: Prosseguem as sementeiras periódicas (quinzenais) de feijão (para colher em vagem) e de ervilhas. Assim se consegue ter feijão verde e ervilhas durante alguns meses. Continua a sementeira de plantas e monda-se, sacha-se e rega-se os alfobres. Rega-se as hortas de preferência à tardinha, para que a terra conserve por mais tempo a água absorvida e ser mais facilmente aproveitada pelas plantas. 

Junho: Prosseguir com a preparação dos canteiros - regas, sachas, mondas, incorporação de estrumes, etc. Semear: alface, chicória, feijão, nabiças e rabanete. Plantar ou transplantar: alface, chicória, couve galega. Colheita de: alface, batata, chicória, couves, espinafres, nabiças e rabanetes.
Julho: As regas são de grande importância neste período, e devem ser efectuadas à tarde e de acordo com as necessidades das plantas.
Semear: acelgas, agriões, alface de Outono e Inverno, beldroegas, bróculos tardios, cenouras, chicória, couve de Bruxelas, couve-nabo, couve-flor tardia, ervilhas, feijão (de trepar e anão), nabo, rabanetes, repolho de Inverno, salsa.

Agosto: Preparar o terreno para as sementeiras e plantações do próximo Outono. Regar pela fresca e sachar. Limpar os morangueiros, cortando-lhes os estolhos ou deixando só os necessários para a multiplicação. Fazer a sulfatação e enxofra dos tomateiros.
Semear: acelgas, agriões, alface, beldroegas, cebolas, cenouras, couve-nabo, espinafres, favas, feijão, nabo, rabanetes, ervilhas, repolho de Inverno, salsa.

Setembro: Continuar a preparação dos talhões para as próximas sementeiras e plantações de Outono-Inverno, efectuando cavas fundas e procedendo ao enterramento do estrume e dos adubos.
Cuidas das hortaliças (bróculo, couve-flor, penca e repolho), que deverão ser estrumadas ou tapadas a meio do mês, se o não tiverem sido antes.
Semear: agriões, alfaces, azedas, beldroegas, cebolas, cenouras, chicórias, coentros, couves-flor, repolho, ervilhas, espinafres, favas, nabos, rabanetes, salsa, segurelha, etc.

Outubro: Prosseguir a preparação dos terrenos, cavando-os ou arando-os e estrumando-os abundantemente.
Defender as hortaliças contra a possível aparição de geadas, por meio de folhas secas, caruma, palha, feno, etc.
Semear: ervilhas, favas, lentilhas, nabos, rabanetes, cenouras, espinafres (que se colhem pelo Natal), coentros e agriões.
Plantar: espargos, couves, beterrabas, morangueiros e alhos.
Os alhos devem plantar-se cedo e agradecem uma boa adubação potássica.

Novembro: Preparar os talhões e os canteiros destinados às sementeiras e plantações de Primavera. As estrumações são indispensáveis.
Desbastam-se os nabais, aproveitando o produto do desbaste para dar ao gado.
Semear: alface, beterraba, cebola, chicória, tomates, couve galega, nabiças de grelo, nabo redondo, rabanetes, ervilhas, favas e salsa.
Proteger contra as geadas as plantas mais susceptíveis, com abrigos plásticos, esteiras, etc.

Dezembro: Preparam-se talhões e canteiros para as culturas próprias da época e, também, para as da próxima Primavera.
A terra tem de ficar bem afogada e sem torrões, incorporando-se nessa altura o estrume, que convém não estar completamente curtido, no caso de se tratar de canteiros destinados às culturas de Primavera.
Semear: cebola, couves, nabiças, rabanetes, espinafres, agriões, alfaces, favas, ervilhas e cenouras.
Plantam-se: chicórias, couves diversas (nomeadamente repolho e couve-flor), estolhos de morangueiros, alhos e cebolas.

Virtudes do MEL


Como aproveitar este medicamento natural?

Qual é o único alimento que não se estraga? O mel de abelhas. A mistura de mel e canela cura a maioria das doenças. O mel é produzido em quase todos os países do mundo.
Apesar de ser doce, a ciência demonstrou que, tomado em doses normais como medicamento, o mel não faz mal aos diabéticos.
A revista "Weekly World New" do Canadá, na sua edição de 17 de Janeiro de 1995, publicou uma lista das doenças que são curadas pelo mel misturado com Canela.

Doenças do Coração:           Fazer uma pasta de mel com canela. Colocar no pão e comer regularmente no café da manhã em vez da manteiga e geleia Reduz o colesterol nas artérias e previne problemas no coração. Também previne novos enfartes nas pessoas que já tiveram um. O uso regular deste processo diminui a falta de ar e fortalece as batidas do coração. Nos Estados Unidos e Canadá, utiliza-se esta pasta continuamente nos asilos. Descobriu-se que o mel com canela revitaliza as artérias e veias dos pacientes idosos, limpando-as.

Picadas de Insectos: Misturar uma colherzinha de mel, duas colherzinhas de água morna e uma colherzinha de canela em pó. Fazer uma pasta com os ingredientes e esfregar suavemente sobre a picada. A dor e a coceira desaparecerão dentro de um ou dois minutos.

Artrite:           Misturar: uma chávena de água quente com duas colheradas de mel e uma colherzinha de canela em pó. Beber uma de manhã e outra à noite. Se tomar com frequência, poderá mesmo curar a artrite crónica. Numa pesquisa feita na Universidade de Copenhaga, os médicos deram diariamente aos pacientes, antes do café da manhã, uma colher de mel e 1/2 de canela em pó. Numa semana, de 200 pacientes que seguiram o tratamento, 75 deixaram de ter dores. Um mês depois todos os pacientes estavam livres da dor, mesmo aqueles que já quase não conseguiam caminhar.

Perda de Cabelo:       Os que sofrem de calvície ou estão a perder o cabelo podem aplicar no couro cabeludo, uma pasta de azeite, o mais quente que suportar, com uma colher de mel e uma colherzinha de canela em pó, devendo deixar ficar cerca de 15 minutos antes de lavar. Foi comprovado que é eficiente mesmo deixando a pasta na cabeça apenas 5 minutos.

Infecções de Rins: Um copo de água morna misturada com duas colheres de canela em pó e uma de mel mata os germens que produzem infecção nos rins. Tomar de manhã e de tarde até que a infecção acabe.

Dor de Dentes: Fazer uma pasta  com uma colherzinha de canela e cinco de mel e aplicar no dente que estiver a doer, repita pelo menos 3 vezes ao dia.

Colesterol: Duas colheres de mel com três colherzinhas de canela misturados em meio litro de água. Deverá tomar-se 3 vezes ao dia. Isto reduz o colesterol em 10% em 2 horas. Tomado diariamente elimina o colesterol completamente.

Constipações: Para curar completamente sinusites, tosse crónica e constipações comuns ou severas, misturar uma colherada de mel morna com 1/4 de canela em pó e tomar com frequência. A mistura de mel com canela também alivia os gases no estômago, fortalece o sistema imunológico e alivia a indigestão.

"Velhice": Também evita os estragos da idade quando se toma regularmente: misturar 4 colheradas de mel, uma colherada de canela e três xícaras de água. Ferver para fazer um chá com estes ingredientes e beber 1/4 de chávena três ou quatro vezes ao dia. Mantém a pele fresca e suave e diminui os sintomas da idade avançada. Beber este chá prolonga a vida e até uma pessoa de 100 anos pode melhorar muito e sentir-se menos o peso dos anos.

Perda de Peso:          Diariamente, meia hora antes de deitar e meia hora antes de tomar café, beber mel fervido com canela numa chávena de água. Se beber todo dia reduz o peso até de pessoas muito obesas.

Dor de Garganta: Tomar de quatro em quatro horas uma colherada de mel misturada com meia colher de vinagre de sidra.

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Frase do dia...

"Uma coisa é você achar que está no caminho certo, outra é achar que o seu caminho é o único. Nunca podemos julgar a vida dos outros, porque cada um sabe da sua própria dor e renúncia." Na Margem do Rio Piedra Eu Sentei e Chorei (Paulo Coelho)